SUSTENTABILIDADE NO DESIGN DE INTERIORES

SUSTENTABILIDADE NO DESIGN DE INTERIORES 1
SUSTENTABILIDADE NO DESIGN DE INTERIORES 2

Sempre ouvimos falar sobre sustentabilidade e o quanto aplicar esse conceito nas nossas ações contribuem para construirmos um mundo melhor. Pequenas mudanças de atitude, que com a prática acabam se tornando habituais, podem minimizar significativamente os impactos que causamos no planeta. A convivência em equilíbrio entre ser humano, meio ambiente e sociedade é o caminho mais saudável para nossas vidas, podemos começar a falar então dos lugares onde permanecemos a maior parte do tempo, lugares onde trabalhamos e moramos.

Esses espaços merecem uma atenção especial, eles devem ser confortáveis, úteis e belos, para tanto é necessário um projeto de interiores que proporcione qualidade de vida e ao mesmo tempo esteja em harmonia com a natureza. 

Já vem sido bastante difundida a idéia da reutilização e reforma de coisas antigas que podem ser aproveitadas dentro de um projeto de design, mas, além disso, podemos aliar a esse conjunto a importância da escolha dos novos materiais que serão utilizados no projeto. Em um mundo onde tudo está se tornando descartável com muita facilidade, é crucial escolher para o seu ambiente, itens que tenham alta qualidade e que durem por um longo tempo. Com isso sua substituição levará mais tempo para acontecer e dessa forma geramos menos resíduos ao meio ambiente.É importante ficar atento também a procedência dos materiais utilizados, podemos optar por peças amigas da natureza, que não agridam o meio ambiente e que utilizem menos água no seu processo de fabricação, por exemplo.A durabilidade do espaço pode ser garantida com o desenvolvimento de um projeto atemporal, que não se torne obsoleto em um curto espaço de tempo, tanto no quesito funcional, para que as necessidades do usuário do espaço continuem sendo supridas, como no quesito estético sem encaminhar o design unicamente por tendências momentâneas.

Com esses fatores, aparentemente simples, o design de interiores pode ser trabalhado aliando conforto, bem estar e conexão com a natureza, otimizando recursos de maneira sustentável. Bárbara Cavalieri – Arquiteta 


Rudnick Curitiba 
Rua: XV de Novembro, 2882 – Alto da XV
Telefone: 3033-1888 / 99701-7666
Site oficial: www.rudnickcuritiba.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *